Dicas práticas de como organizar seu guarda-roupa

Um novo ano se inicia e todo mundo aproveita os primeiros meses do ano para dar aquela geral no guarda-roupa. Tirar as coisas velhas, ou até mesmo doar aquelas que não usamos muito já é hábito do brasileiro. E só nessa época arrumamos o armário e as gavetas. Mas, ao longo do ano muitas pessoas não conseguem manter essa organização no dia a dia.

Se você não consegue manter suas roupas organizadas que tal virar uma meta para 2019?

Organização não é um bicho de sete cabeças e alguns truques são fáceis de serem seguidos. Está preparado para começar o ano com novas metas? Confira as dicas práticas que separamos para você finalmente conseguir organizar o seu guarda-roupa! Confira:

A corrida rotina da contemporaneidade dificilmente faz com que tenhamos tempo para manter nossa organização pessoal. Não é diferente com o guarda-roupa. O cansaço do dia-a-dia nos tira a vontade de manter tudo organizadinho. Muitas vezes, o sofrimento é com a falta de espaço. Ter roupas demais e gavetas de menos pode ser um problema. Entretanto, existem formas de amenizar essas dificuldades com alguns truques bem simples de organização. Do guarda-roupa às gavetas, para tudo tem-se uma maneira de organizar.

Para começar, procure amarre seus cachecóis em cabides para que possa tanto economizar cabides como fazer um bom aproveitamento no espaço útil dessa ferramenta. Além disso, experimente utilizar lacres de latas de alumínio para prender um cabine no outro gerando um aproveitamento maior de espaço. Enrolar suas roupas (como se fossem enroladinhos mesmo) é outra maneira de economizar espaço no guarda-roupas ou gavetas, além ficar mais fácil para encontrar algumas peças.

Todo mundo adora planejar seus looks, não é mesmo? Pois então, escolher as roupas que vai utilizar durante a semana com antecedência pode te salvar tempo e espaço no guarda-roupa. Além disso, adquirir uma sacola de roupas pode facilitar esse processo pois assim você já teria as roupas da semana separadas num recipiente a parte. Colchas de cama podem ser volumosas e ocupar muito espaço. Busque colocar as colchas que combinam dentro de fronhas de travesseiro para melhor organização.

A dica mais importante é sempre separar suas roupas por cores ou estampas. Criar uma harmonia entre as peças pode facilitar a procura de uma peça específica. Divida as camisetas, primeiramente, por manga e, depois por cor. O mesmo vale para estampas. Separe-as em um único grupo e depois faça subdivisões para uma melhor organização. Caso não tenha tantas roupa estampadas, junte as que tiver no processo de organização por cor.

Na parte das gavetas há muitas dicas que podem auxiliar na organização como, por exemplo, utilizar tubos PVC – encontrados em qualquer loja de material de construção – para organização de cintos, lenços e outros acessórios. Encaixar várias caixas de sapato, conhecidas como caixas organizadoras, dentro de sua gaveta (que nem numa partida de Tetris) pode te ajudar criando espaços específicos para arrumação de peças maiores assim como no truque dos tubos.

Por fim, após organizar tente ao máximo manter a organização. É bem mais fácil preservar o que já foi arrumado do que ter que organizar novamente. Tirou do guarda-roupa? Coloque no mesmo lugar. As primeiras semanas são as mais difíceis para que isso se torne um hábito. Lembre-se que sua arrumação não precisa necessariamente ficar esteticamente bonita (ainda que dê um toque interessante), mas prática e funcional. O que vale é deixar tudo certinho e tentar manter ao longo do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *