Tipos de empréstimo e suas características

Principalmente em períodos de crise no país, é muito importante conhecer os tipos de empréstimos e as características é muito importante. Afinal, esse tipo de transação pode ser a solução para todas as suas dívidas, mas também pode ser algo que se transforma em uma bola de neve.

Então, para ajudar você na tarefa de escolher o melhor tipo de empréstimo para você, preparamos um guia completo. Assim, você entende melhor como funciona cada modelo de crédito e pode tomar uma decisão bem pensada.

Então vamos começar? Conheça os tipos de empréstimo:

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal costuma ser o tipo mais comum. Ele funciona mediante a solicitação de um banco ou agência financeira. Antes da aprovação, é realizada uma avaliação do perfil de consumidor de cada cliente. Para isso, são solicitados documentos como comprovante de renda, comprovante de residência e mais.

O crédito geralmente é fornecido com bastante agilidade quando o contrato é aprovado. Porém, as taxas nessa modalidade costumam ser bastante altas. Antes de contratar, vale fazer uma análise de diferentes instituições para conseguir as menores margens.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é ideal para quem quer ter mais controle das finanças ou está com o nome negativado nas instituições de proteção ao crédito. Isso porque o desconto da parcela é feito diretamente na folha de pagamento do trabalhador.

O limite máximo de pagamento é de 30% do salário bruto do solicitante. Por isso, as taxas costumam ser menores que as do empréstimo pessoal.

A solicitação acontece entre a instituição financeira e o departamento de recursos humanos da empresa onde você trabalha. Logo, para solicitar, é preciso trabalhar no modelo CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) por pelo menos 6 meses.

Empréstimo rotativo

O empréstimo rotativo acontece no caso de cartões de crédito. Caso você pague o valor mínimo de uma fatura, isso significa que você está emprestando o valor restante para pagamento.

Ou seja, o banco cobre o resto da fatura. Porém, os valores são cobrados nos meses seguintes, com uma taxa de juros bastante alta. O bom desta modalidade é que você consegue um tempo a mais para pagar a fatura do cartão. Porém, é preciso tomar cuidado para não se enrolar com as taxas abusivas.

Empréstimo por cheque especial

O cheque especial é o famoso “valor negativo” na conta. Ele se assemelha ao empréstimo pessoal, porém, a diferença é que não precisa de uma contratação.

Esse é um dos tipos de empréstimos que mais se assemelha ao pessoal em termos de vantagens e desvantagens. Contudo, a principal diferença é que, nesse caso, não é necessário haver a contratação.

Geralmente, os bancos aprovam um limite de cheque especial de acordo com o perfil de cada correntista. Ele pode ser utilizado a qualquer momento. Porém, vale ressaltar que as taxas para cobrir esse valor também costumam ser bastante altas.

Como escolher os melhores tipos de empréstimo?

Antes de utilizar qualquer tipo de empréstimo, é essencial que você faça uma avaliação completa da sua situação financeira. Afinal, é preciso ter a certeza de que você vai conseguir arcar com as parcelas para que os valores não se acumulem.

Depois, é essencial que você encontre o que melhor se encaixa no seu perfil. O empréstimo consignado costuma oferecer as melhores taxas do mercado. Portanto, essa pode ser a melhor opção para você.

Não se esqueça de manter a sua vida financeira sempre organizada para evitar que você passe por situações de sufoco. Assim, os empréstimos podem ser utilizados somente em último caso!

Você ainda tem alguma dúvida sobre os tipos de empréstimo? Então entre em contato pelo espaço abaixo. Não esqueça também de compartilhar o conteúdo nas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *